
São João Paulo II
Conheça a história do nosso padroeiro
Uma vida de preces e santidade, este era São João Paulo II
KAROL JÓZEF WOJTYLA, no qual assumiu o nome de JOÃO PAULO II, foi o papa eleito em 16 de outubro de 1978.
Nascido em 18 de maio de 1920, na Polônia, mais precisamente na cidade de Wadowice. Era o filho mais novo de uma família com 3 filhos, aos 21 anos toda sua família já havia falecido. Karol se inscreveu em uma universidade católica em 1938, porém um ano após as forças nazistas ocuparam a universidade e Karol foi trabalhar em uma mina química, ali permaneceu em 1944, período em que sentiu o verdadeiro chamado para o sacerdócio.
Terminando a guerra, continuou seus estudos no seminário e foi ordenado sacerdote em 1 de novembro de 1946.
Em Roma foi designado a estudar, no qual defendeu o doutorado em teologia em 1948, voltou a Polônia como pároco de Niegoic, perto da Cracóvia. Neste período retornou aos estudos em filosofia e defendeu a tese sobre ética de Max Scheler. Por conta de suas teses iniciou como professor de teologia moral no seminário maior de Cracóvia.
Em 4 de julho de 1958, foi nomeado bispo auxiliar de Cracóvia, por Pio XII e em 1964 nomearam-no arcebispo de Cracóvia e no ano de 1967 foi nomeado cardeal. O mesmo participou do concílio Vaticano II (1962 - 1965) sua maior contribuição foi a elaboração da constituição Gaudium et Spes, que trata do diálogo com o mundo contemporâneo.
Foi eleito papa em 16 de outubro de 1978, seu pontificado foi um dos mais longos da história, quase 27 anos.
Um dos destaques do seu empenho pastoral foi certamente o carinho dedicado a juventude. Iniciou em 1985 a jornada mundial da juventude, reunindo milhões de jovens pelo mundo todo. Outro destaque foi o empenho pela família, em 1994 iniciou o Encontro Mundial das Famílias.
Foi ele quem promulgou o novo catecismo da Igreja Católica e reformou o Código de Direito Canônico. Promoveu uma verdadeira reforma da Cúria Romana. João Paulo II faleceu em 2 de abril de 2005, em um sábado na qual a igreja já celebrava às vésperas do Domingo Da Misericórdia, festa na qual ele havia criado e promovido vivamente.
Sua beatificação foi oficialmente aberta em 28 de junho de 2005, passados todos os trâmites previstos no Direito da Igreja Católica, o atual papa presidiu a beatificação no dia 01 de maio de 2011.
“Todos somos chamados a santidade, mas só os Santos podem renovar a humanidade”
.png)



